Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld

Olá, tudo bem? É, pode começar a parecer chato, afinal começo os posts sempre com a mesma pergunta: Tudo bem? Sendo que essa pergunta, em geral, é respondida mecanicamente com um "Sim" em nossos diálogos diários. Enfim, hoje falarei sobre um livro (que surpresa!). O livro em questão eu havia pedido no Amigo Secreto do local onde eu trabalho em 2015. Mas como haviam outras opções, naquele ano ganhei o livro "A Menina Submersa: memórias", sobre o qual já postei resenha aqui (confira). Então, no final de 2016, fizemos outro amigo secreto e pedi novamente este livro e acabei por ganhá-lo. Ironicamente ganhei ambos da mesma pessoa, porque (acreditem) ela me tirou nos dois Amigos Secretos. Sem mais delongas, o livro de hoje chama-se "Onde cantam os pássaros", escrito pela autora Evie Wyld e editado no país por uma das minhas editoras preferidas, a DarkSide Books. A edição desse livro é bem feita, capa dura com toque aveludado, desenhos da capa escolhidos perfeitamente em concordância com a história. Há alguns poucos erros na revisão do texto. De qualquer forma adoro as edições da editora são sempre lindas.
Edição do livro pela DarkSide


O livro narra a história de Jake Whyte. Jake é uma mulher que cuida sozinha de uma fazendo de ovelhas em uma ilha inóspita da Inglaterra. A única companhia que tem é seu fiel companheiro Cão, ele a acompanha sempre que ela vai pastorear as ovelhas. Mas no último mês alguma coisa tem matado as ovelhas dela. Ela já encontrou dois de seus animais esviscerados no campo, com as costelas aberta, formando uma caverna de carne morta. 
Parte interna da capa do livro
A fera que mata as ovelhas é tão misteriosa quanto o passado de Jake. Os capítulos do livro são intercalados: um capítulo conta a situação atual dela na fazenda da Inglaterra; outro capítulo retoma uma parte de seu passado na Austrália. Enquanto lemos o livro acompanhamos a busca de Jake em descobrir qual animal ameaça seu rebanho, ao mesmo tempo descobrimos aos poucos o que aconteceu em seu passado para que ela tenha cicatrizes profundas e dolorosas em suas costas. 
Antes de vir para a ilha Jake trabalhou em uma fazenda em  Kargoorlie na Austrália. Era a única mulher a trabalhar lá e a melhor tosquiadora. Namorava Greg, um cara grande de rosto largo, com quem trabalhava. O livro não descreve muito a personagem, mas Jake é forte, faz flexões e abdominais todas as noites. Apesar de se dar muito bem com o emprego em Kargoorlie, um de seus colegas, Clare, vai até uma cidade próxima onde encontra algo sobre o passado de Jake. Isso faz com que ela tenha que fugir novamente, indo parar na Ilha em que se encontra agora. Mais uma vez ela tem de deixar tudo para trás e seguir.
Evie Wyld
Já faz três anos que ela está na ilha, apesar disso o único amigo que fez foi Don, um senhor que mora do outro lado da colina e de quem ela comprou a cabana onde mora. Uma noite ela ouve barulho no lado de fora da casa e sai com Cão para investigar o que há. Encontra um homem no celeiro bêbado, ele diz que só queria passar a noite lá pois está muito frio fora. Esse homem chama-se Lloyd.
Apesar de não gostar muito da presença dele no início, acaba se acostumando com ela e o deixa ficar em sua casa. 
Enquanto isso os flash de retorno ao passado continuam evocando fatos dolorosos da sua vida. Jake passou muito tempo com um velho chamado Otto. Otto a mantinha trancada em um quarto e só a deixa sair durante o dia para cuidar das ovelhas. Jake tinha a obrigação de cuidar da casa e dos animais, e, durante as noites, satisfazer Otto. Ela não podia sair nunca de casa que ficava longe da cidade. Sentia-se suja por ter que manter relações com um velho escroto, mas não podia fazer nada a respeito, pois acabaria sendo espancada com o cabo de vassoura. Pode-se perceber através desses fatos que a narrativa é extremamente forte, visceral. A autora narra os fatos com a crueza necessária para em diversos momentos deixar o leitor chocado com tudo o que Jake viveu. Todas as marcas que ela tem e sua aversão às pessoas, a falta de confiança que nutre, são fundamentas durante o desenrolar da trama. Há dois motivos principais para ler o livro: descobrir toda a história de Jack e de suas cicatrizes (há coisas piores na vida dela do que Otto); o outro motivo é tentar descobrir se depois de tudo, todas as tristezas e dores que Jake passou, ela finalmente terá um pouco de paz e felicidade.
Mas no momento você não sabe, a única coisa que sabe é que ela deve fugir, fugir de Otto, fugir do passado. Até que ele a encontre... e é disso que ela mais tem medo.
Você não vai querer parar de ler até chegar ao final.
Confira o Book Trailer do livro e a estética da obra:

Fica como sugestão a todos aqueles que tenham interesse ou queiram se aventurar por esse gênero literário que fica entre o suspense e o terror psicológico. Tenho certeza que vão se apavorar (no bom sentido) com a obra.
Abraços.




Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário